RADIOGRAFIAS INTRA-ORAIS

PERIAPICAIS

São utilizadas duas técnicas: a da bissetriz e a do paralelismo, sendo que essa última apresenta vantagens sobre a primeira. Tem sua indicação quando da necessidade de visualização do ápices das raízes dentárias e das estruturas que o rodeiam.



INTERPROXIMAL

Também chamada de “Bite Wings”, é a técnica de eleição para o diagnóstico de cárie proximal, permitindo também o estudo de cristas alveolares, verificação da relação cárie-câmara pulpar, adaptação de restauração e peças protéticas e cálculos em dentes posteriores.
Numa boca adulta são realizadas quatro tomadas radiográficas: pré-molares e molares para cada lado.



OCLUSAL

Devido às proporções maiores do filme oclusal, permite estudo de áreas maiores, como complemento de achados e delimitações de áreas patológicas detectadas em radiografias periapicais. As variantes da técnica oclusal para a maxila e mandíbula possibilitam a evidenciação anatômica e alterações patológicas específicas nessas áreas, tais como: dentes inclusos, supranumerários, corpos estranhos, lesões, cálculo salivares, etc. Em ortodontia se utiliza para controle da ação de aparelhos.



PERIAPICAL BOCA TODA

Exame radiográfico periapical completo das arcadas. São realizadas um total de 14 radiografias periapicais, assim dispostas: Molares, pré-molares, caninos e incisivos, em ambos os lados e arcadas.